quarta-feira, 9 de maio de 2012

Acetilcolina e Serotonina


Oi pessoal!

                Quem está postando pela primeira vez aqui é a Yara Godoi, aluna de medicina da Universidade de Brasília, e que começará participando deste blog sobre neurotransmissores, drogas e doenças mentais com um post inicial, tranquilo e bem fácil, sobre dois neurotransmissores bastante importantes no nosso organismo: a serotonina e a acetilcolina.
Tenham uma boa leitura!

Acetilcolina

                 A acetilcolina (ACh) é um neurotransmissor importante e essencial do Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico (que contém os sistemas nervosos autônomo e somático ).Sua descoberta desdobrou-se em Premio Nobel de Fisiologia/Medicina para Henry Hallet Dale, que estudou o seu comportamento em nível tissular cardíaco, e para Otto Loewi, pelo estudo em nível de função e ação do nervo vago.
               Esse neurotransmissor, quimicamente, é um éster do ácido acético e da colina. Seus centros de produção no cerebelo, tálamo e córtex cerebral, submetidos a ações excitatórias ou inibitórias. Sua síntese é realizada em uma única reação catalisada pela enzima colina-acetiltransferase, a partir de colina e acetil-CoA tendo como produtos acetilcolina e CoA(coenzima-A).Assim como a ACh está submetida a enzima anabólica colina-acetiltransferase, ela também é suscetível a enzima acetilcolinesterase (AChE), que inativa sua função degradando-a em metabólitos inativos de colina e ácido acético.

                A ACh é liberada, apartir do axoplasma do neurônio, nas regiões terminais das placas motoras. Nesses locais também estão presentes a enzima acetilcolinesterase (AChE), que serve como regulador da atividade da ACh. Como a ação da AChE é imediata,  ela tem a função de eliminar rapidamente concentrações excessivas de ACh da fenda sináptica de maneira a manter a correta atividade muscular.

Efeitos da ACh:

                No coração.
                               Como proposto por Henry Hallet Dale e pesquisas e estudos recentes, no sistema cardiovascular, a ACh promove a vasodilatação e, consequentemente, diminuição da frequência cardíaca, e também reduz a força da contração cardíaca por meio da diminuição das transmissões elétricas em nível interior cardíaco.

                Na mente.
                               A ACh também é conhecida como neurotransmissor cognitivo,  auxiliando, por exemplo, no processo de aprendizagem.

                               Como é um neurotransmissor da cadeia parassimpática, majoritariamente, ele também participa dos processos característicos do ‘’rest and digest’’, típico das ações movidas pelo Sistema Nervoso Parassimpático. Dessa forma, a ACh provoca broncoconstrição, dilação de esfíncteres gastrointestinais, sudorese, maior salivação e miose.

Serotonina

                Agora continuando com outro neurotransmissor importante, temos a serotonina. Esse neurotransmissor é uma monoamina e que tem como precursor direto o triptofano, que é largamente encontrado em bananas, tomates, chocolate e vinhos. 

                Atualmente, a serotonina está intrinsecamente relacionada ao equilíbrio e transtornos do humor e ao ciclo circadiano (fome e vigília). Sua função majoritária é conduzir a transmissão de um neurônio a outro, assim, a serotonina influi sobre quase todas as atividades cerebrais. 

                Os níveis de serotonina no organismos são dados importantes para determinar se o indivíduo está deprimido, violento, depressivo, irritado, compulsivo e entre inúmeros outros comportamentos. Dessa maneira pode-se inferir que assim como ela pode elevar o humor e conferir uma sensação de satisfação e bem-estar, ela também pode causar deficiências e anormalidades cerebrais quando em falta. Nesse sentido, estudos mostram que baixa concentração de serotonina está relacionada ao Mal de Parkinson, Mal de Huntington, problemas relacionados ao sono e entre outros.

Bibliografia






                  Depois dessas explicações, você entende porque se sente mais satisfeito e até mais feliz após comer um pedaço de chocolate ou um gole de vinho.

                 Por hoje é só isso pessoal. Qualquer dúvida, curiosidade, conselhos não hesite entrar em contato conosco por e-mail ou por meio dos comentários.

Obrigada pela atenção.

Yara Godoi.

2 comentários:

  1. Adorei o blog! É instrutivo e de fácil leitura, cada post que eu lia me estimulava a ler mais! Recomendo! Parabéns à equipe!!

    ResponderExcluir