quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Respostas





Pergunta 1: Grupo Alzheimer
Alguns anti depressivos são utilizados no tratamento da depressão em pacientes com demência. Os anti depressivos tricíclicos apresentam um efeito colateral prejudicial para o aprendizado e a memória. Explique como ocorre esse efeito colateral.

Um dos aspectos neuroquímicos relacionados à doença de Alzheimer é deficiência de acetilcolina. Por outro lado, um dos efeitos dos antidepressivos tricíclicos é que eles afetam receptores muscarínicos da acetilcolina, sendo fármacos anticolinérgicos, e assim, diminuem ou até mesmo inibem a resposta colinérgica. Portanto, é isso que provoca os principais efeitos colaterais como  déficits cognitivos, perda de memória recente, entre outros como, hipotensão ortostática, que pode provocar quedas, e estranhamento da consciência, efeitos potencialmente negativos para idosos com Alzheimer.

Além disso, o local de atuação dos antidepressivos tricíclicos é o Sistema Límbico e o hipocampo faz parte do sistema límbico. Sabe-se que o hipocampo é responsável por tornar possível um novo aprendizado, ou seja, está relacionado com a memória recente. Portanto, essa seria uma outra explicação dos efeitos negativos sobre pessoas com Alzheimer que sofrem com perdas de memória recente.

Fontes:
               http://www.psiqweb.med.br





Pergunta 2: Grupo de Hipertensão
Por que quando estamos em estado de sono REM, a atividade do globo ocular aumenta em contraste com as demais atividades corpóreas?

 A resposta para essa pergunta ainda é objeto de pesquisas na área. Há, porém, algumas teorias para explicar a razão dos movimentos oculares do sono REM. Uma das principais delas é que esses movimentos acompanham as visões dos sonhos. Contra essa teoria, há as seguintes evidências: os movimentos oculares ocorrem mesmo em humanos sem visão, como nascidos cegos e fetos, nem sempre os movimentos dos dois olhos são conjugados e podem-se ter sonhos visuais no sono não REM. Contudo, resultados experimentais indicam que em grande parte das vezes de fato os movimentos oculares acompanham as visões dos sonhos. Outras teorias sugerem que os movimentos oculares podem ter função lubrificando a córnea, estimulando e estabilizando circuitos neurais que não foram suficientemente ativados durante a vigília, aquecendo o cérebro ou podem simplesmente não ter função, sendo só indícios da ativação cerebral.

Fontes:





Pergunta 3: Grupo de Corticóides
Quais são as áreas do cérebro que participam mais ativamente da formação dos sonhos e como esse processo ocorre?

Os sonhos ainda são um tema bastante desconhecido, de forma que não se sabe ao certo como esse processo ocorre, os pesquisadores só têm indícios pouco conclusivos sobre a ação de algumas áreas do cérebro. Os sonhos ocorrem principalmente durante o sono REM, em que o sistema límbico tem atividade aumentada, principalmente na amígdala, e o córtex pré-frontal tem atividade reduzida. O sistema límbico é responsável pelas emoções, a amígdala particularmente é associada ao medo e à luta ou fuga, enquanto o córtex pré-frontal está relacionado à racionalidade. A mudança na atividade dessas duas regiões do cérebro pode contribuir para explicar o caráter altamente emocional e desconectado da realidade que existe nos sonhos.

Fonte:



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário